Câmara de Natal promove mutirão de mamografias em parceria com o Grupo Reviver no Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Natal deu início, nesta segunda-feira (6), à programação do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Sob o tema “Caminhando pela Vida”, a campanha deste ano reúne uma série de ações voltadas à saúde e ao acolhimento das mulheres, com destaque para o mutirão de mamografias gratuitas realizado em parceria com o Grupo Reviver.
A abertura das atividades aconteceu na sede do Legislativo e contou com a presença das vereadoras Anne Lagartixa (SDD), Camila Araújo (União Brasil) e Brisa Bracchi (PT), além de servidoras da Casa e mulheres atendidas pelo projeto. Ao longo da semana, cada parlamentar da bancada feminina realizará atividades específicas de acolhimento e conscientização.
Na quinta-feira (9), a programação terá um dos pontos altos com a “Caminhada das Mulheres”, promovida pelo presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP). A concentração será às 8h, em frente à sede do Legislativo, na Avenida Campos Sales, com trajeto até a Escola Atheneu e retorno ao ponto de partida.
De acordo com a diretora de Planejamento e Projetos da Câmara, Adriana Trindade, a iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a saúde da população.
“Mais uma vez a Câmara realiza essa parceria para proporcionar às mulheres de Natal mamografias gratuitas com o Grupo Reviver. É fundamental que as mulheres cuidem da própria saúde. Qualquer uma que queira participar será muito bem-vinda”, destacou.
Os atendimentos do mutirão acontecem até sexta-feira (10), no estacionamento da Procuradoria Geral da Câmara, na Rua Jundiaí, bairro Tirol, das 7h às 16h30. As fichas são distribuídas a partir das 6h30.
Segundo Idaísa Cavalcante, fundadora do Grupo Reviver, a parceria com o Legislativo amplia o acesso das mulheres ao exame.
“É muito bom ver os vereadores envolvidos e incentivando as mulheres a fazerem a mamografia. Estaremos atendendo todos os dias até sexta-feira. Lembrando que homens também podem participar, desde que tenham indicação médica, enquanto as mulheres não precisam de requisição”, explicou.
Podem participar do mutirão mulheres a partir dos 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses. É necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Entre as histórias que mostram a importância da ação está a de Joelma Amaro da Silva, que descobriu o câncer de mama após participar do mutirão em 2024.
“No ano passado fiz a mamografia aqui e o exame apontou alteração. Depois de exames complementares, veio o diagnóstico. Fiz duas cirurgias e estou em tratamento. Como descobri cedo, minhas chances de cura são de 95%. Levo uma vida normal e recomendo a todas as mulheres que façam o exame regularmente”, relatou.
Com a campanha “Caminhando pela Vida”, a Câmara Municipal de Natal e o Grupo Reviver reforçam a mensagem de que prevenção salva vidas — e que o cuidado com a saúde deve ser prioridade o ano inteiro.












Publicar comentário