QFC perde 18 pontos no Campeonato Potiguar Sub-15 por possível escalação irregular

Decisão da Federação Norte-rio-grandense de Futebol pune clube pela utilização de jogador já inscrito por outra equipe na competição

O QFC Sociedade Anônima do Futebol sofreu uma dura punição no Campeonato Potiguar Sub-15 de 2025. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) determinou a perda de 18 pontos da equipe na tabela de classificação devido à escalação irregular do atleta Nadson Miguel dos Anjos. A decisão, divulgada em resolução nesta terça-feira (veja), tem como base o regulamento específico da competição e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A irregularidade foi apontada em uma Notícia de Infração assinada por outros clubes participantes do campeonato – ABC, América, Santa Cruz de Natal, Monamy, Baraúnas, Monte Líbano, Rio Grande, Mossoró e Fábrica de Craques. O documento relatava que o atacante Nadson Miguel dos Anjos havia sido relacionado pelo Santa Cruz de Natal na primeira rodada do torneio, em 23 de março, contra o Potyguar.
Posteriormente, em 28 de março, o atleta foi desvinculado do Santa Cruz a pedido de seu representante legal e contratado pelo QFC. O clube, então, escalou Nadson em três partidas: contra o Rio Grande (5 de abril), Fábrica de Craques (13 de abril) e ABC (20 de abril), saindo vitorioso em todos os confrontos. Nadson fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o ABC, no último sábado.
O regulamento do Campeonato Potiguar Sub-15 de 2025 é claro ao determinar que “a partir do momento que o atleta for relacionado na súmula da partida, independente da rodada, o mesmo não poderá mais ser inscrito por qualquer outra equipe participante do campeonato”.
Diante das súmulas das partidas que comprovam a utilização do atleta pelo QFC após sua inscrição por outra equipe, a FNF aplicou a punição de perda dos 18 pontos correspondentes às três vitórias em que Nadson atuou. A decisão se fundamenta no artigo 214 do CBJD, que trata da escalação de atleta irregular. Com a perda dos pontos, o QFC caiu para a lanterna do Grupo B – era o líder, com 10 pontos – e fica fora da segunda fase do estadual.
Em nota, o QFC destacou que não teve oportunidade de defesa antes da aplicação da punição de perda de pontos pela FNF. O clube argumenta que a resolução se baseia em informações incorretas, pois o jogador Nadson já havia solicitado seu desligamento do Santa Cruz antes da partida de 23 de março, sequer estando presente no jogo. O QFC informa ainda que vai buscar justiça desportiva e adotará todas as medidas cabíveis (veja a nota oficial abaixo).
Nota oficial do QFC
QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL manifesta sua surpresa e indignação com a Resolução nº 010/2025-FNF, que aplicou a perda de 18 (dezoito) pontos no Campeonato Potiguar Sub-15 do ano de 2025.
A resolução afirma ter se iniciado com Notícia de Infração datada de 17 de abril de 2025, todavia, em nenhum momento o QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL foi chamado a exercer algum tipo de defesa.
Qualquer aplicação de penalidade não pode ser efetuada longe dos princípios da ampla defesa e contraditório, demonstrando a arbitrariedade que não pode ser tolerada no espaço futebolístico.
Ressalte-se, ainda, que o objeto pelo qual a referida resolução aplicou a penalidade ao QFC não está correto. A Procuradoria Desportiva recebeu, ainda na semana passada, denúncia em que se comprova que o jogador Nadson sequer poderia ter seu nome na súmula do jogo realizado em 23 de março entre Santa Cruz e Potiguar. O jogador já havia protocolado seu desligamento do Santa Cruz desde o dia 19 de março e, portanto, sequer estava presente no estádio de futebol.
Certos de que a Resolução nº 010/2025-FNF será revertida diante de suas injustiças, O QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL adotará todas as medidas possíveis na justiça desportiva.












Publicar comentário