Potiguar é eleito membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias

O contador de histórias potiguar Francisco Martins foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), entidade nacional dedicada “a preservar, valorizar e perpetuar” a arte de contar histórias por meio de encontros, oficinas e intercâmbio de saberes.

O anúncio oficial de sua eleição ocorreu em uma transmissão ao vivo feita pelo canal da ABCH no YouTube, na noite da segunda-feira (15). Francisco Martins comemora a conquista não apenas como reconhecimento pessoal, mas como marco representativo para o Rio Grande do Norte, sendo o primeiro contador de histórias do estado a fazer parte da Academia.
Aos 61 anos, Francisco ocupará a Cadeira 24 da instituição, cuja posse está marcada para novembro, na cidade de Garanhuns, Pernambuco. Ele expressou o desejo de manter-se ativo nessa função “contando histórias e, quando não mais puder, escrevendo histórias para que outros façam a semeadura”.

Em seu depoimento, destacou a trajetória de 17 anos dedicados à arte da oralidade, e agradeceu a diversos parceiros que o apoiaram nesse caminho: escolas, igrejas, hospitais, associações que reconheceram sua vocação de contador de histórias.












Publicar comentário