Procon Natal apresenta projeto pioneiro na saúde durante visita institucional ao Procon-SP

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) realizou, na última quinta-feira (24), uma visita institucional ao Procon Estadual de São Paulo com o objetivo de apresentar o Procon Saúde, projeto inovador que coloca Natal na vanguarda da defesa dos direitos do consumidor na área da saúde no Brasil.
A iniciativa, desenvolvida e implementada na capital potiguar, é a primeira do país a contar com um núcleo técnico estruturado exclusivamente para lidar com demandas relacionadas à saúde suplementar. A visita marca um passo importante para a nacionalização da proposta, que já vem despertando o interesse de outros estados.
Durante o encontro, a equipe técnica de Natal compartilhou relatórios detalhados, indicadores de desempenho, fluxos de atendimento e os canais de articulação direta com operadoras de planos de saúde, clínicas, laboratórios e serviços odontológicos. Também foram destacadas parcerias com entidades médicas nacionais, que fortalecem a atuação do projeto com respaldo técnico e legitimidade institucional.
A diretora-geral do Procon Natal, Dina Pérez, enfatizou o diferencial do modelo potiguar, que alia eficiência, humanização e transparência. “Nosso foco está na inclusão, agilidade e impacto real. Trata-se de uma política pública construída com responsabilidade, já com resultados mensuráveis e em processo de expansão”, afirmou.
Além do diálogo com São Paulo, o Procon Natal já articula parcerias com os Procons estaduais do Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba. A proposta é estabelecer uma atuação coordenada para fortalecer a proteção do consumidor de saúde em nível nacional. “Esse protagonismo só foi possível graças ao apoio do prefeito Paulinho Freire, que tem demonstrado visão estratégica e compromisso com políticas públicas modernas e eficientes”, destacou Dina.
Conheça o Procon Saúde
Lançado pelo Procon Natal, o Procon Saúde oferece um canal exclusivo para denúncias, orientações e mediação de conflitos relacionados ao setor de saúde suplementar, incluindo planos de saúde e atendimentos privados. O projeto surgiu como resposta à crescente demanda da população por soluções eficazes diante de problemas recorrentes como negativas de cobertura, cobranças indevidas, cancelamentos unilaterais de contratos e falta de fornecimento de medicamentos.
Os atendimentos podem ser realizados presencialmente na sede do Procon Natal, ou ainda pelos canais digitais: telefone e WhatsApp (84) 3232-6189, e-mail procon@natal.rn.gov.br e pelo Portal Digital da Prefeitura do Natal.
Com foco na resolutividade e na proteção dos direitos do consumidor, o Procon Saúde reforça o compromisso da gestão municipal com uma atuação cada vez mais técnica, acessível e eficiente no cuidado com a saúde da população.












Publicar comentário