×

NOTÍCIAS

Motoristas de ônibus intermunicipais no RN aprovam indicativo de greve

Os motoristas do transporte intermunicipal no Rio Grande do Norte aprovaram, neste fim de semana, um indicativo de greve através de edital publicado no sábado, dia 12. O movimento poderá ser deflagrado já a partir desta terça-feira (15), caso não sejam alcançados acordos com o setor patronal.

De acordo com o documento, a paralisação só será suspensa se o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do RN (Setrans) concordar com o dissídio econômico da categoria e com as cláusulas sociais negociadas durante a data-base 2025/2026.

O diretor-executivo do Sintro/RN, Gilvan Silva, destacou que as reivindicações são equivalentes àquelas apresentadas pelos motoristas do transporte urbano de Natal no mês passado, com os quais a categoria mantinha há cerca de cinco anos um padrão de paridade salarial, ainda que nesta rodada os empresários tenham adotado postura diferente. Silva afirmou ainda que, apesar do indicativo de greve, o sindicato continua aberto ao diálogo, sinalizando interesse em evitar os impactos da paralisação.

Uma reunião entre trabalhadores e empresários foi realizada na sexta-feira (11), porém não resultou em acordo. Caso o impasse persista, a categoria ameaça interromper o serviço em todo o sistema intermunicipal — incluindo linhas da Grande Natal e também da zona rural.


Resumo dos pontos principais:

  • Indicativo de greve aprovado por edital no dia 12 de julho.
  • Paralisação prevista para começar em 15 de julho, se não houver entendimento.
  • Situação depende do acordo com o Setrans sobre dissídio e cláusulas sociais.
  • Reivindicações espelham a negociação urbana de Natal, onde houve paridade.
  • Sintro/RN mantém canal aberto ao diálogo, mas aguarda retorno patronal.

Fonte: Tribuna do Norte

COMPARTILHE

Publicar comentário